terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Adeus à João Bittar, um expoente do fotojornalismo nacional


O jornalismo nacional sofre uma grande perda. Faleceu no último domingo (18), aos 60 anos, o fotógrafo João Bittar, vítima de um infarto fulminante. Seu corpo foi cremado na segunda (19), no crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

Bittar nasceu em São Paulo, em 14 de março de 1951, e começou a fotografar ao 17 anos. Trabalhou em grandes veículos de informação do país, como os jornais "Folha de São Paulo" e "Diário de S.Paulo", as revistas "Veja", "Exame", "Época" e "IstoÉ", entre outros.

Virou fotógrafo da Folha em 1984, onde dez anos depois assumiu o cargo de editor de fotografia, sendo um dos responsáveis pela implementação do processo de digitalização fotográfica no jornal. Atualmente, trabalhava na agência Angular Fotojornalismo, criada por ele em 1985.

O fotógrafo deixa três filhos, Thays, 21, André, 23, e Marina, 30, e era casado com a também fotógrafa Heloisa Ballarini, 42.

Quem quiser conhecer um pouco do trabalho de João Bittar, pode acessar o site da Imã Foto Galeria, onde há uma exposição com fotos de Cartola, feitas por Bittar na década de 70.


Por Michel Araújo

Um comentário: